Moda, Saúde e Educação

De Doisac
Revisão de 16h07min de 10 de dezembro de 2010 por Aline (discussão | contribs) (→‎ESPECIAL FESTA)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar
Erro ao criar miniatura: arquivo não encontrado

Moda, Saúde e Educação

  • Data de Publicação: 31 de Janeiro de 2009



Especial Moda, Beleza & Cultura

  • Saúde: Proteção ao sol é fundamental no verão
  • Carnaval: Moda para os dias de folia também estará nas ruas
  • Educação: Cursos de férias são boa pedida para as mentes antenadas



Saúde

Para o leitor

Moda, Beleza e Educação tudo junto?


Isso mesmo. Neste mês, nossa equipe reuniu algumas de suas principais séries para trazer para você as melhores dicas para fazer de 2009 um grande ano. Dicas de saúde para preservar a pele a aproveitar o carnaval com precaução, tendências da moda e sugestões para aumentar suas chances no mercado de trabalho são encontradas no especial Moda, Beleza & Cultura. Você não perde por ler. É chegada a hora de cuidar de você!


Cuide bem da sua maior proteção

1014834 58568564fotoartepaginadoisprimeira.jpg


Você sabia que a pele é a nossa maior proteção? Ela é o maior órgão do corpo humano. Só é bonita por fora se for um espelho fiel do equilíbrio interior e, desde que se aprenda a cultivá-la como um bem precioso. A pele pode ser comparada a um super-herói.

Ela protege nosso organismo contra a radiação, agentes químicos e infecciosos. Merece atenção sempre, mas no verão os cuidados devem ser redobrados. E, ao contrário do que se pensa, eles precisam ser diários, mesmo quando não estamos na praia ou piscina. Abaixo, você confere algumas dicas. Para garantir um verão traquilo, é bom não relaxar nos cuidados.


Bronzeamentos


  • Bronzeamento artificial – Com a intenção de ficar bronzeada com mais facilidade, muitas mulheres optam pelo bronzeamento artificial. O problema é que pouco sabem dos riscos que correm ao se expor ao tratamento. A dermatologista Márcia Carvalho não recomenda, e explica o porquê: “as camas de bronzeamento artificial funcionam como uma espécie de sol concentrado”. E isso acontece porque quinze minutos sob as lâmpadas equivalem a cerca de três horas diante dos raios solares. Nas câmaras, a pessoa é exposta a raios UVA, que não causam a vermelhidão, mas são os principais responsáveis pelo envelhecimento da pele e um dos causadores do câncer de pele do tipo melanoma, um dos mais graves.


  • Autobronzeadores – Estes produtos são os mais indicados pelos dermatologistas para aquelas que buscam a cor do verão. Eles funcionam oxidando as células da camada superficial da pele. Os efeitos são visíveis no mesmo dia e duram até uma semana. Mas quem utiliza estes produtos deve tomar cuidado: mesmo sob o efeito dos autobronzeadores, o filtro solar deve continuar sendo utilizado com o mesmo fator de proteção de antes de sua aplicação.


  • Bronzeamento natural – O modo mais tradicional de se bronzear exige alguns cuidados para evitar o envelhecimento precoce da pele e até mesmo doenças. Evitar a exposição ao sol das 11 da manhã as 15h (horário de verão) é um destes cuidados. Utilizar o fator de protetor solar adequado para seu tipo de pele também é fundamental. O fator 15 atende a maioria das pessoas. Além disso, ele deve ser reaplicado a cada duas horas, e cada vez que entrar na água. Mas atenção: Para peles muito claras ou que já estão com alterações provocadas pelo excesso de sol, é preciso usar no mínimo FPS 30.


Foto artificialbronzedoisfotodoispaginamoda.jpg

O bronzeamento artificial é cada vez mais procurado, mas pode ser perigoso senão encarado com precaução.

Créditos: Divulgação


Saúde

Doenças de pele mais comuns no verão

As micoses são as campeãs. Mas alergias a metais (como bijuterias em geral) em contato com a pele suada, são também freqüentes. A utilização de remédios anti-inflamatórios e posterior exposição ao sol é outro problema, pois pode desencadear lesões. O limão, que é muito utilizado nesta estação em bebidas, também pode ocasionar manchas ou queimaduras se em contato com a pele exposta ao sol. Para evitar estes incômodos não é bom deixar a pele úmida, pois isso facilita a contaminação por micoses. Além disso, é importante cuidar para não ficar de pés descalços nas proximidades de piscinas e vestiários de clubes, pois é possível a propagação de fungos.


Foto piscinafotoumpaginatresmoda.jpg

Não é recomendado ficar com a pele úmida. Depois do lazer na piscina, é bom secar-se.

Créditos: Divulgação/stock


Prevenir vale a pena

Chegado o verão, as preocupações voltam-se para os cuidados com a pele. E isso, felizmente, deixou de ser uma questão de beleza para assumir o papel de obrigação com a saúde. Pintas e lesões recebem atenção redobrada na estação quente, a fim de prevenir o surgimento de doenças de pele como o câncer. Quando localizado na pele, o estágio inicial da doença não traz dor, e sim coceira e ardor no local da lesão. Mesmo assim, é imprescindível o acompanhamento médico para que esta lesão seja retirada e encaminhada para biópsia. Já em fase mais avançada, a dor é existente, e varia entre moderada e forte, dependendo do número de metástases.

Estas dores, presentes ao longo do desenvolvimento do câncer de pele, podem ser tratadas, levando em conta a localização e o desenvolvimento da doença. “Às vezes, nos deparamos com pacientes em estágio avançado, onde o que se busca são cuidados paliativos, dentre os quais o tratamento contra a dor é imprescindível”, afirma Márcia Kuboki, médica anestesiologia da Clínica Sedare. Considerando que o controle da dor é ação multidisciplinar, a melhor atitude é a prevenção. Cuidados na exposição ao sol, respeitando os horários recomendados, alem do uso constante do filtro solar, são pequenos hábitos que devem ser adotados em prol de um verão saudável, e de um futuro livre de dor.


Mais: Metástase: é a formação de uma nova lesão tumoral a partir de outra, mas sem continuidade entre as duas. Metástases são o selo definitivo de malignidade (por definição, neoplasias benignas não originam metástase) sendo um sinal de mau prognóstico.


Bronzeador2paginatresfotodois.jpg

Simples cuidados podem garantir um futuro saudável.

Créditos: Divulgação


Moda

Estilo também é exigência dos pequenos


Os baixinhos estão cada vez mais exigentes quando o assunto é moda. Brilhos, cortes diferenciados e tendências do visual dos adultos estão em alta na hora de escolher os modelitos de verão. A moda diferente, fugindo dos antigos padrões infantis, faz referência direta ao que é ditado para os adultos. Balonê, tomara que caia e brilhos, assim como entre as mulheres, fazem sucesso entre as meninas. Estas exigentes consumidoras encontram estes visuais nas coleções da O Gato Comeu, e desfilam a moda fashion desta grife mineira pelas ruas de Santa Maria.

Contando com variedade em moda infanto-juvenil, vestindo desde o tamanho dois até o 16, a loja traz novidades da moda para meninos e meninas. “As crianças tomam iniciativa e elas próprias escolhem suas roupas”, contam as responsáveis pela loja em Santa Maria. As meninas preferem roupas coloridas, com detalhes, brilhos e laços; já eles, optam por bermudas e camisetas modernas e confortáveis.


DSC 6433fotounicapaginaquatromodainfantil.jpg

Com tantas opções, quem vê os modelos da grife O Gato Comeu deseja voltar a ser criança.

Créditos: Manuela Ilha



Moda

Da TV para as ruas e salões

Os figurinos são peças importantes na construção de um personagem. Mas mais do que isso, no Brasil servem para ditar a moda das ruas. E eles fazem história. Quem não lembra da personagem de Sonia Braga na novela Dancing Days, com suas sandálias de plástico e meias lurex? E olha que isso foi há 31 anos! Ou das bijuterias espalhafatosas, lenços coloridos e turbantes da viúva Porcina, interpretada por Regina Duarte, em Roque Santeiro, em 1985? Adriana Esteves, a Sandrinha da Torre de Babel, não abria mão dos cintos finos de strass e do tamanco plataforma, que viraram febre em 1998. E a moda marroquina veio parar no Brasil em 2001 graças à novela O Clone.

Agora, oito anos depois, a nova novela do horário nobre, Caminho das Índias, promete trazer toda a exuberância da cultura indiana. E, como não poderia deixar de ser, os colares, brincos e pulseiras grandes e coloridas, geralmente em dourado e com pedrarias, irão incrementar o look das mulheres brasileiras antenadas na moda das Índias. Os lenços e panos coloridos, principalmente os estampados, também são tendência. Juliana Goulart Gomes, que trabalha na loja Ventana, explica que eles podem ser usados tanto para o dia-a-dia como para a noite. A combinação dos acessórios (foto) feita por ela correspondem em cheio a tendência do momento, sem contar que podem ajudar a compor o visual de uma festa de carnaval temática sem perder a funcionalidade e o glamour no resto do ano.


Foto ventananumeroumfotopaginacincomodapag.jpg

Uma combinação ousada é a receita ideal para quem não quer passar em branco.

Créditos: Andrewes Pozeczek Koltermann


Dancing dayspaginacincofotonumerodois.jpg

As sandálias e meias de Sonia Braga são inesquecíveis.

Créditos: Divulgação


Jadefotonumerotrespaginacinco.jpg

Os brincos de Giovana Antonelli como Jade também fizeram sucesso.

Créditos: Divulgação


Erro ao criar miniatura: arquivo não encontrado

A nova atração do horário nobre faz dos lenços um coringa.

Créditos: Divulgação



Seu Carnaval pede muitos

Bom, bonito e barato. Essa é a cara dos produtos da Chilli Beans. A maior rede brasileira especializada em óculos escuros tem entre suas principais propostas a venda de óculos de qualidade por preços acessíveis. E o mesmo acontece com os relógios. É impossível não se encantar ou não querer sempre mais um para a coleção pessoal. Com o slogan “sua vida pede muitos”, a Chilli Beans aparece no período como uma excelente pedida também para o carnaval.

Sabendo que a festa mais divertida do ano pede acessórios ousados e coloridos, a vendedora Renata Daronch, dá a dica: “não vale a pena comprar óculos sem proteção contra os raios UV, usá-los somente nestes dias de folia e depois guardar na gaveta”. Renata conta que os óculos da Chilli Beans são aprovados pelo IBC/Inmentro, protegem contra os raios UV e são disponíveis em diversas cores e design variado. Depois dos dias de festa, eles podem ser peça fundamental no look do dia-a-dia, combinando com os mais variados estilos. Toda semana a marca lança cerca de 10 novos modelos. Mas não são somente os óculos que podem ser adquiridos com qualidade e a preços acessíveis. A chilli Beans possui também uma linha de relógios com o mesmo conceito. A coleção é renovada a cada 15 dias. Não dá para ficar de fora dessa moda. Tudo isso para estilo rimar com variedade.


Foto chilli beans 2fotosetepaginacincomodachiliiibeans.jpg

Foto chilli beansfotoseispaginacincomec.jpg


Além das diversas opções de escolha o consumidor encontra na Chilli Beans um verdadeiro kit de sobrevivência para seus óculos.

Créditos: Andrewes Pozeczek Koltermann


Bem Estar e Conteúdo

Alalaô ô ô ô: Vem aí a festa mais animada do ano. Haja saúde!

O carnaval vem chegando e com ele dúvidas começam a surgir, como onde passar o feriado e quais as melhores festas. Mas uma coisa é certa: estes dias serão de muito entusiasmo, geralmente acompanhados de um consumo além do normal de álcool. Para “sobreviver” à festa mais animada do ano, é bom tomar alguns cuidados para evitar um longo período de ressaca e dores musculares. O ideal seria evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Como isso nem sempre acontece, o médico Douglas Nascimento indica muita água durante a folia. Ele explica que, com a ingestão de álcool, a pessoa passa a ir ao banheiro muitas vezes. Este fato, associado à grande perda de suor, demandam uma maior reposição de água no organismo.

É bom também não descuidar da alimentação, pois ela dificulta a absorção do álcool e fornece energia para manter o pique durante toda a festa. É indicado alimentar-se a cada duas ou três horas, principalmente com alimentos de fácil digestão como os carboidratos (arroz, pão e massas), que fornecem energia, e as frutas, que além de vitaminas e nutrientes, contém uma boa quantidade de água em sua composição. “Noites de festa também causam um estresse a mais para o corpo, principalmente na parte muscular. Então, além da alimentação e hidratação adequadas, o repouso após as atividades é de muita importância para uma recuperação completa”, afirma Nascimento. E lembre-se: Se beber, não dirija.


Fotoprimeirafotocervejapaginaseis.jpg

Bem gelada: Quem quiser beber vai precisar tomar uma série de cuidados.

Créditos: Divulgação/Stock

Beleza em ambientes sem prejudicar a saúde

A pele, diariamente, é exposta a agressões que prejudicam a saúde. Agentes como o sol, produtos químicos e toxinas são alguns dos vilões da saúde da nossa pele. Nesta lista de agentes nocivos, podíamos incluir as tintas, com fórmulas agressivas e prejudiciais à saúde. Hoje, no entanto, a indústria das tintas vem evoluindo e constantemente busca soluções para diminuir os riscos da exposição às pinturas. “Bons exemplos são as tintas laváveis, as tintas que substituem azulejos, evitando assim o mofo dos rejuntes, os esmaltes e as resinas à base de água ao invés dos solventes e, mais recentemente, as tintas sem cheiro e as aromatizadas”, destaca Carmem Maurício, proprietária da Casa Cor Tintas. A qualidade da tinta é fundamental para que ela cumpra bem sua tarefa de proteger e embelezar residências e prédios comerciais. Mas, além disto, ela cumpre uma importante missão em prol da saúde dos moradores, pois, “além de embelezar e restaurar a casa, a tinta elimina mofo, partículas de reboco e de ferrugem, e facilita a limpeza de paredes empoeiradas e sujas”, lembra Carmem. Dada a dica, aqueles que preferirem aproveitar as férias ou os próximos feriados para dar uma repaginada na casa, não terá erro: o seu bem estar não vai correr perigo.

Erro ao criar miniatura: arquivo não encontrado

Quem não é adepto das festas da folia pode aproveitar para repaginar a casa e garantir uma maior qualidade de vida à família.

Créditos: Divulgação.


EDUCAÇÃO

Abrindo portas para o mercado de trabalho

Quem está antenado às ofertas de trabalho sabe: É só abrir o caderno de empregos do jornal e ver um anúncio pedindo inglês fluente e até uma terceira língua. Isso acontece porque o Brasil mantém relações comerciais com diversos países ou porque as multinacionais precisam de colaboradores que se comuniquem com a equipe da matriz no País de origem. E não dá para marcar bobeira. É o futuro profissional que está em jogo. O mercado é tão exigente que saber um segundo idioma já é pré-requisito até mesmo para se conseguir vaga como estagiário.

Felizmente, Santa Maria não tem do que se queixar. O Challenger Brasil disponibiliza na cidade diversas opções. Duas alternativas inclusive correspondem em cheio às expectativas de quem quer fazer do período de descanso uma oportunidade de crescimento. Uma delas é o Curso Intensivo de Férias, ideal para universitários e profissionais liberais que não desejam perder tempo e que objetivam consolidar a sua fluência. Mas para quem quer apostar na idéia aos finais de semana, a instituição oferece o Máster English Business Challenger (MBC), um curso de inglês para negócios e ministrado por professores de inglês com formação em Marketing e Recursos Humanos, além de uma professora britânica com formação e Administração e Marketing. O curso é próprio para aqueles que possuem interesse em desenvolver a comunicação no cotidiano e em ambientes de negócio, realizar apresentações, negociar com clientes, participar de reuniões, palestras e debates, interpretar relatórios, gráficos e estatísticas. Tudo em inglês! Eis uma oportunidade com cara de sucesso garantido.


Fotopaginasetefotounicachallenger.jpg

Falar outro idioma é fundamental às pessoas que buscam conquistar uma colocação e se destacar no mercado de trabalho. O Challenger Brasil inicia turmas durante o ano inteiro. Mais informações estão disponíveis no site www.challengerbrasil.com.br, ou pelo telefone (55) 3222 2760.

Créditos: Arquivo Challenger.


Música é arte

Aproveitar as férias para aprender coisas novas é sempre uma ótima opção. Uma boa receita é vontade de aprender música com qualidade de ensino. O resultado é a Musiartes. Com dezessete anos de experiência, a escola aposta em técnicas de ensino que contemplam o aprendizado da música de forma abrangente. Violão, guitarra, baixo, bateria, percussão, teclado, piano, cavaquinho, DJ, gaita ponto e harmônica, teoria musical e musicalização infantil são as opções. Os instrumentos são fornecidos pela escola e cada sala de aula é equipada com cubo, guitarra, baixo, violão, teclado e afinador, entre outros itens. Além dos professores serem todos qualificados, outra vantagem faz da Musiartes o melhor destino nestas férias de verão: a escola possui parceria com a Faculdade Souza Lima & Berklee. Eventos para integração e para o desenvolvimento do aluno, como workshops e audição para bolsas de estudo da Faculdade, também são destaque, assim como a procura por empresas parceiras que ofereçam ao aluno benefícios como descontos e vantagens. As aulas são personalizadas. Cada aluno apresenta ao professor a sua necessidade e juntos eles decidem qual a melhor forma para a dinâmica de estudo. E o mais interessante: a música trabalha com uma linguagem particular que ajuda no desenvolvimento intelectual, motor e emotivo. Não dá para perder. Matrículas feitas até 20 de fevereiro e indicações de alunos Musiartes ganham descontos nestes primeiros meses do ano.


ESPECIAL FESTA

Glamour: Todo grande dia merece


  • TRADIÇÃO: Aquelas que pensaram que depois do Natal e Reveillon ainda demoraria para usar um vestido de festa, já estão imaginando que brilhos e modelo terá o próximo vestido. Isso porque em Santa Maria o início do ano é marcado por diversas comemorações. Entre elas, as esperadas formaturas, que aqui, diga-se de passagem, exigem muita elegância devido a tradição do evento não só no ensino superior, mas no médio também.
  • RIQUEZA DE DETALHES:A maioria das formandas estuda cada detalhe da comemoração para que o sonho da festa de colação de grau se torne realidade. Entre elas, o vestido do baile ganha disparado de qualquer outro item da lista de preocupações. Por isso, muitas meninas optam por, ao invés de locar, adquirir o vestido dos sonhos como uma forma de recordação. E, a atitude é certeira: o vestido é um investimento e poderá ser utilizado em outras ocasiões que exigirem requinte.
  • ALTA COSTURA: Buscando concretizar os desejos de meninas, moças e mulheres de todos os estilos, a Dirce Noivas & Cia criou o Ateliê de Alta Costura, com costureiras e bordadeiras experientes na confecção de vestidos. “Muitas querem uma peça única, que se encaixe ao seu estilo e personalidade. Elas querem ter certeza que não vão encontrar ninguém com o mesmo vestido”, explica o administrador da Dirce Noivas, José Sauzem. Para as interessadas no serviço, Sauzem dá a dica: o ideal é procurar a loja o quanto antes. “São várias as etapas na confecção da peça, como escolha do modelo, compra do tecido, corte, montagem, bordado e, ainda, as provas”, avisa. Além disso, a Dirce Noivas & Cia oferece opções de locação do 1º uso. Independente da escolha, o principal resultado é certo: elegância, charme e requinte em cada um dos detalhes.E não poderia ser diferente. A loja é o lugar certo para quem quer mais que vestir-se. Com 32 anos de história, a Dirce Noivas & Cia sabe bem como acompanhar de perto e com a eficiência a trajetória para o dia mais especial não apenas de formandas, mas também da menina-moça que apresenta-se a sociedade no seu primeiro baile e, é claro, da noiva romântica e sonhadora, que encontra lá o endereço certo para o seu momento de princesa.

A loja fica agora na Rua Dr. Bozano, 629, em ambiente amplo e aconchegante com provadores exclusivos. Acesse o site: www.dircenoivas.com.br.



DSC 3598 copypaginaoitocontracapamissssantamaria.jpg

O vestido, detalhado nas fotos, foi confeccionado para o concurso Miss Santa Maria 2008. O vestido e a modelo ganharam o concurso. Opções como essa correspondem em cheio o desejo de uma formanda em ser a rainha da festa.

Créditos: Foto Eleonora.