Guia Gastronômico - Especial Natal

De Doisac
Ir para navegação Ir para pesquisar

Capa gastronomiaprontaespecialnatal.JPG

Guia Gastronômico - Especial Natal

  • Data de Publicação: 12 de dezembro de 2008



Gastronomia

Especial Natal e Ano Novo


Então é Natal: As delícias de final de ano prometem ser as estrelas da festa


Bate o sino pequenino

Então é Natal


O mês de dezembro é especial. Nas ruas, luzes e enfeites, quase sempre em vermelho, verde e dourado, ornamentam a cidade. Nas casas, a decoração com velas, presépio, guirlanda e a tradicional árvore com estrelas, bolas e luzes coloridas, anunciam: vem chegando o Natal. No dia 25 de dezembro, cristãos do mundo todo comemoram o dia do nascimento de Jesus, que simboliza um momento de paz, amor e compaixão. A celebração, feita na noite anterior à data, é um momento onde a família se reúne para comemorar e, é claro, trocar presentes e usufruir da clássica ceia de Natal.

Esta antiga tradição de Natal surgiu devido ao costume das famílias irem à Missa do Galo, celebrada à meia-noite do dia 24 de dezembro. Como a comunhão exigia jejum prolongado antigamente, até mesmo de um dia, as famílias começaram a preparar ceias cada vez mais elaboradas. Aos poucos, foram introduzidos de várias culturas, os pratos que compõem hoje a tradicional mesa de Natal.


Perupaginadoisespecialnatal.jpg


Peru de Natal: Prato principal da ceia de Natal, o peru foi incorporado da data comemorativa americana, “Dia de Ação de Graças”.



  • Bacalhau: Durante a Idade Média, a Igreja Católica mantinha um calendário dos dias de jejum, que deveriam ser obedecidos pelos fiéis, excluindo de sua dieta alimentar as carnes consideradas "quentes", e o bacalhau era uma comida “fria”. Com isso, passou a ter forte identificação com a religiosidade e a cultura do povo português.
Erro ao criar miniatura: Arquivo com dimensões maiores que 12,5 MP


  • Rabanada: A rabanada também é uma tradição incorporada dos portugueses. Dizem que ela surgiu porque as pessoas aproveitavam os restos de pão duro, que a maioria jogava fora.

Rabanadapaginadoisfotoumespecialnatal.jpg


  • Biscoitos: Entre os costumes americanos adquiridos no nosso Natal, o biscoito de gengibre é preferência entre as crianças. Ele também pode ser usado como enfeite para a árvore de Natal, como acontece nos Estados Unidos.

Biscoitopaginadoisfototresespecialnatal.jpg


  • Panetone: A origem do Panetone não é certa, mas se acredita que sua história tenha relação com um jovem em Milão, na Itália, que se apaixonou pela filha de um padeiro que não aprovava o namoro. Com o objetivo de impressionar o padeiro, o rapaz tornou-se ajudante na padaria do futuro sogro e inventou um delicioso pão com frutas. O jovem conseguiu a permissão para casar com sua amada.

Panetonepagina2foto4especialnatal.jpg


Sino de Belém

Promessa de Ano Novo


Com o réveillon chegando, o que não faltam são promessas e desejos para o próximo ano. E eles são vários: um aumento, um novo emprego, encontrar um novo amor, entre muitos outros. São tantas as expectativas com a chegada do novo ano, que o momento da virada merece ser comemorado. E para trazer bons fluidos para o ciclo que se inicia, vale de tudo: vestir roupa branca, decorar a casa e especialmente: fazer uma bela ceia com pratos tradicionais e algumas inovações.


Tempero de mãe

Um aroma de despertar o apetite de qualquer um. Um sabor familiar e um ambiente agradável em Santa Maria. Do tempero de comida caseira até a estrutura do restaurante, parece que tudo é pensado no Sal y Pimienta para que o cliente tenha a sensação de estar em casa. Conforme o proprietário, Luiz Eduardo Reiniger, a idéia é não fugir do tradicional. “Um feijão bem feito, uma comida bem processada. É isso o que o cliente procura e o que nós esperamos sempre oferecer bem”. Para quem é fã do Sal y Pimienta, o tradicional pode ganhar ares de glamour e compor a mesa da ceia de Natal ou Réveillon. Reiniger dá duas dicas: O arroz com champagne e o medalhão de filé mignon ao molho de cerejas, ambas para cair em tentação no final de ano. E atenção: O Sal y Pimienta está sendo ampliado e o espaço também é oferecido para festas e recepções.


FotoarrozpaginaDOISfotoespecialnatal.jpg

Créditos: Arquivo Sal y Pimienta


Arroz com champagne

Para 06 porções:

  • 02 Xícaras de arroz
  • 04 Xícaras de água
  • 01 tablete de caldo de galinha
  • 02 Xícaras de champagne seca
  • 200 g de champignon
  • 100 g de passas de uva preta
  • 100 g de nata
  • 100 g de creme de leite
  • 400 g de queijo mussarela ralado
  • meia cebola picada


Modo de Preparo:

Em uma panela coloque o óleo com a cebola e deixe fritar. Em seguida coloque o arroz e a água com o caldo de galinha dissolvido. Adicione sal a gosto. Quando o arroz estiver seco, em outra panela, misture a nata com o creme de leite, a champagne e o champignon. Quando começar a ferver, misture ao arroz adicionando o queijo mussarela e as passas. Logo em seguida, sirva.


Medalhão de filé mignon ao molho de cerejas

  • 01 kg de filé mignon
  • 200 g de cereja
  • pimenta do reino em grão
  • bacon em tiras
  • azeite e sal.


Erro ao criar miniatura: arquivo não encontrado

Créditos: Arquivo Sal y Pimienta


Modo de Preparo

Cortar o filé em medalhões enrolando-os em uma tira de bacon, Frite-os em um pouco de azeite. Em uma pequena panela pequena adicione a cereja com a pimenta do reino e um pouco de água. Deixe ferver até que o grão da pimenta fique macio, se necessário engrosse o molho com um pouco de amido de milho. É só montar o prato e servir com batata noisete.


Simplicidade com glamour

Aliando tradição e qualidade, o “Restaurante do Mario” possui uma proposta inovadora para a gastronomia santiaguense. E neste ano novo, a promessa é torná-lo ainda melhor. Atualmente, restaurante está sendo ampliado, e o espaço criado será reservado para eventos. Além disso, ele é aberto todos os dias ao meio dia, e seus pratos podem ser escolhidos por bufê livre e a quilo, e à noite, sob encomenda. Para as festas de final de ano que estão por vir, os proprietários dão algumas dicas de pratos para rechear a ceia. As sugestões de Ricardo Palmeiro Walter são os peixes recheados com espinafre, requeijão ou filé de peixe ao molho de camarão. Outros pratos indispensáveis para que a ceia fique completa são, segundo Walter, a lentilha à moda da casa, arroz com nozes, lombinho de porco à Califórnia e o camarão na moranga.


DSC00358pagina3fotoprontaespecialnatal.JPG

Para manter a fidelidade de seus clientes em 12 anos de trabalho, os proprietários dão a receita: “o segredo é o investimento na compra de matérias primas de melhor qualidade e no atendimento cordial e aberto a sugestões”.

Créditos: Arquivo Restaurante do Mario


Já nasceu Deus menino

Direto da China


A culinária chinesa é uma das mais ricas de todo o mundo. Diferente da culinária ocidental, onde a proteína de carne é a principal, o ingrediente mais importante na comida chinesa é fonte de carboidratos como arroz e talharim. Para cada detalhe dedicação e tempo são essenciais, fazendo do ato de cozinhar um verdadeiro ritual. Santa Maria, felizmente, conta com um pouco desse universo. O oriente faz sucesso na praça de alimentação do Monet Plaza Shopping. O fast-food Beijing, com o colorido de seus pratos, é o responsável. Os costumes ditam que a energia de quem prepara o alimento passa a sua mensagem para quem come e, para quem curtiu essa sensação durante todo o ano e elegeu o almoço do Beijing como o seu preferido, uma dica de rabanada chinesa vai conquistar os adeptos da cultura na hora da ceia. Prepare você mesmo em casa e aprecie:


Rabanada chinesa


Erro ao criar miniatura: arquivo não encontrado

Créditos: Andrewes Pozeczek Koltermann


Ingredientes:

  • 01 pão chinês cortado em fatias
  • 06 ovos
  • 01 colher de chá de caldo de galinha
  • Tempero verde à gosto

Opção: açúcar refinado e canela

Modo de fazer:

Bata os ovos com o caldo de galinha e o tempero verde. Mergulhe as fatias de pão nos ovos batidos. Em seguida, frite em óleo quente as fatias de pão até dourar. Caso queira fazer as rabanadas doces, não utilize o tempero verde na mistura do ovo e passe as fatias já fritas no açúcar com canela. Rendimento: 8 porções.



O dom é gaudério


Nada como uma boa comida campeira. Os ingredientes, dizem gaúchos e estudiosos, simbolizam elementos de uma tradição. Não é à toa que todo alimento preparado a essa moda é inconfundível. E quem acha que para saborear esse gostinho especial tem que visitar a um centro tradicionalista ou esperar pela semana farroupilha está enganado. O tempero campeiro está à disposição dos santamarienses e visitantes todos os dias e, acredite: pode perfeitamente se encaixar ao cardápio da sua ceia de Natal. O endereço certo para conferir é o Dom Caudilho. Lá o feijão vermelho, os carreteiros, a costelinha de porco assada ou frita, o quibebe, o puchero, o creme de mandioca e o de milho, entre outros pratos, revelam que comer bem depende de um dom: o da escolha certa. Para quem está com a casa lotada de amigos e parentes, faltou tempo, mas o desejo é por comida caseira, o Dom Caudilho é a alternativa. E o mais legal: O espaço conta com a cafeteria Charles Chaplin. Depois do almoço, dá para curtir com calma as compras de Natal e, logo após, apetecer o que há de melhor em café.


Dica: Aprecie no Dom o peixe à milanesa e não deixe de provar as costelinhas de porco e o bife acebolado. Essas especialidades você também pode inserir na sua ceia.


Foto dom caudilhofotoumpagina45especialnatal.jpg Foto dom caudilhofotodoisespecialnatal.jpg

Opções não faltam no Dom Caudilho.

Créditos: Andrewes Pozeczek Koltermann


Comendo com os olhos

A culinária italiana é caracterizada por sua flexibilidade, gama de ingredientes e variações regionais. Lá, cores e ingredientes diferenciam, dão charme e sabor aos pratos e, confirmam que primeiramente se come com os olhos. Mas essas delícias não são exclusividades da Itália, pois há oito anos o Maccherone Trattoria já traz todos os sabores italianos para Santa Maria e os mescla com o que há de melhor no prato do cotidiano: o tempero de casa. Com um cardápio elaborado e receitas de alto padrão, o Maccherone inova, mas também valoriza o gostinho peculiar da comida de mãe. Tanto no almoço quanto no jantar, as massas e os molhos utilizados nas receitas são produzidos pelo restaurante, com o máximo cuidado, afirma Luciana Martins, nutricionista responsável. A dedicação é para atender bem e tratar com carinho aos seus clientes. Muitos deles são fiéis e merecem um pouco do Maccherone em casa no Natal. O arroz natalino é exclusivo, mas o restaurante conta o segredo para você:


Arroz natalino


Foto maccheronepaginacentralespecialnatal.jpg

Créditos: Andrewes Pozeczek Koltermann


Ingredientes:

  • 01 xícara de arroz branco
  • 150g de bacon
  • 100g de tomate seco
  • 100g de champignon
  • 50g de nozes
  • 01 colher de chá rasa de molho curry
  • 01 colher de sopa de cebola picada
  • Sal à gosto
  • Folhas de rúcula (suficiente para decorar)


Modo de fazer:

Cozinhar o arroz em 02 xícaras de água com sal e reservar. Em seguida, dourar a cebola e o bacon. Quando o bacon estiver dourado, acrescentar as nozes, o champignon fatiado e o tomate seco em tirinhas. Logo após, acrescentar o curry, mexer bem e misturar o refogado até a cor ficar homogênea. Depois disso, misturar o arroz branco reservado ao refogado e, por fim, colocar o arroz no prato e decorá-lo com as folhas de rúcula picada (Receita de Luciana Martins e Miria Saidelles)


Gostoso além da conta

Não são só os pastéis que têm feito sucesso no Di Pastellis. Os mais de 50 recheios para as massas fritas e assadas compõem um mesmo cardápio que contempla refeições rápidas e o melhor: deliciosas. Uma delas é o filé ao molho madeira, que vem com uma porção de arroz branco, fritas e anéis de cebola à milanesa. A opção é uma escolha acertada não só para a correria de final de ano, mas para todos os dias em que o desejo for comer bem sem tomar muito do tempo do horário de almoço. E para quem quiser tentar a receita em casa, o molho é fácil e a cebola um acompanhamento essencial:


Foto di pastellispaginacincoespecialnatal.jpg

Créditos: Andrewes Pozeczek Koltermann


Molho Madeira:

Ingredientes:

  • 01 litro de água para 100g de pó madeira

Modo de Fazer:

Aquecer a água e acrescentar o pó. Em seguida, mexer até o pó dissolver por completo. Depois de frio, acrescentar champignon picado.


Cebola à milanesa:

Ingredientes:

  • 50g de farinha
  • 01 pitada de pimenta
  • 01 pitada de sal
  • Água para dar o ponto

Modo de fazer:

Passar os anéis de cebola na mistura e fritar em óleo quente.


Lanche saudável

Nada melhor que um saboroso suco em um dia quente de verão, não? Para melhorar, só se for no Quick Burger, na Praça de Alimentação do Monet Plaza Shopping. Com um cardápio variado, a lancheria é a melhor pedida para aqueles que buscam opções saudáveis e saborosas. Diversos tipos de hambúrgueres e sanduíches, assim como sobremesas variadas, são irresistíveis. Para aqueles que querem cuidar da balança, o Quick Burger traz opções lights de seus pratos, além de uma gama de combinações de frutas para os sucos. No intervalo das compras de Natal, é preciso repor as energias e uma boa pedida é o baguete de tomate seco:


Baguete de tomate seco


Foto quickpaginacincoespecialnatal.jpg

Créditos: Andrewes Pozeczek Koltermann


Ingredientes:

  • 01 pão baguete
  • Pasta de tomate seco
  • Queijo cheddar
  • Tomate seco
  • Rúcula

Para acompanhar: molho verde a base de maionese e salsinha triturada Dica: Aprecie com uma vitamina de açaí ou com um suco de tutti frutti.


Para o nosso bem

O final do ano pede: Bom apetite!


Todo final de ano é a mesma coisa: uma correria danada. Como se não bastasse o tanto de assuntos a serem resolvidos no trabalho ou na escola, a preparação para as festividades começa cedo. E não é só a noite feliz que entra na lista de compromissos. “Nessa época do ano tem tanta coisa para pensar que parece ser impossível dar conta de tudo. Os parentes começam a chegar e você tem de se preocupar com a casa arrumada e o principal, que é a comida”, diz Lorena Souza, dona de casa. Assim como Lorena, inúmeras donas de casa recebem seus familiares e amigos em casa e esperam fazer da estada um período especial. Que tal uma ajuda para possibilitar a você menos estresse e as visitas mais diversão?


Erro ao criar miniatura: arquivo não encontrado


Pizza é sempre uma boa pedida...


Não tem criança e adulto que resista a uma boa pizza. Ainda mais a um rodízio delas, acompanhado por diversos tipos de massas e saladas. Os seus familiares e amigos vão adorar a idéia. O Restaurante e Pizzaria Bella Trento sabe disso e não é à toa que mais de 100 opções despertam o apetite de todo o freqüentador. De acordo com o proprietário, Nédio Chiesa, além do sabor, o atendimento, a qualidade superior dos ingredientes, o ambiente amplo e o estacionamento também são diferenciais que agradam ao cliente. Tentação – Mas tem mais três segredos que sem dúvida vão garantir que seus convidados queiram repetir a dose não só neste final de ano, mas sempre que puderem visitar a cidade: o bufê de pratos quentes e frios, as carnes e as sobremesas, todos servidos no horário de almoço. O colorido das saladas, o aroma dos pratos e as carnes, além da tentação anunciada pelos chocolates e morangos que decoram os doces dizem tudo: Em ocasiões especiais é permitido abusar um pouquinho, ainda mais diante de tantas gostosuras.


Foto pizzapagina6especnatalfoto1.jpg Foto sobremesapagina6fotoUMespecialnatal.jpg


Doces tentadores e pizzas bem recheadas são a cara do Bella Trento.

Créditos: Andrewes Pozeczek Koltermann


... O salpicão, um componente perfeito

Imagine você um bufê variado o convidando para preservar sua saúde e o sabor. Localizado no centro da cidade, num ponto onde a família não tem dificuldades em, antes ou depois do almoço, fazer as compras que planejou, o Center Grill é uma opção interessante para os seus convidados degustarem uma boa refeição. Tipos diversos de saladas, pratos quentes, grelhados e assados acertam em cheio as preferências dos clientes. E agora, que estamos perto das festas de Natal e Ano Novo, que tal um pouco do Center Grill na sua ceia?


Faça você mesmo – Com maçã, pepino, cenoura, presunto, queijo e maionese você terá um salpicão delicioso, assim como aquele que come no Center Grill. Quer caprichar para a noite do Papai Noel? Substitua o presunto por peito de peru defumado e junte a mistura também um pouco de passas de uva. Para decorar, use e abuse da batata palha e das frutas que mais gosta.


Erro ao criar miniatura: arquivo não encontrado

O salpicão é um prato rápido, fácil de fazer e que agrada a maioria das pessoas.

Créditos: Manuela Ilha


Paz na terra

Falando em Natal e Ano Novo...


... O verão também merece espaço

Com as férias batendo a sua porta, o que você mais quer é paz e, depois do descanso, diversão. Que tal encontrar os amigos e curtir esse período? Uma opção para as noites quentes do verão é o Paiol Lanches. Com um ambiente agradável e variado cardápio, o Paiol é o lugar certo para aqueles que desejam estar entre amigos e aproveitar bons momentos. Com dois anos de atuação, o Paiol já é referência quando o assunto é lanche. No cardápio, destacam-se o filé e a picanha na chapa, especialidades da casa, assim como o mais novo item do menu, a mandioca-frita. Também é grande a variedade de xis, com mais de dez opções, assim como os saborosos sanduíches, torradas e petiscos. A qualidade do serviço é inegável, e visível no cuidado com o preparo dos alimentos, “afinal, também comemos com os olhos”, argumenta Fábio Peruchena, sócio-proprietário.


Erro ao criar miniatura: arquivo não encontrado

Capricho e beleza são marcas registradas em cada prato preparado pelo Paiol.

Créditos: Arquivo


Tempere suas noites com prazer e sabor!

O Pastelão alimenta, há mais de 20 anos, os desejos de seus clientes com cerca de 26 deliciosos sabores de pastéis. Além do tradicional pastel frito, a pastelaria oferece um cardápio que inclui entradas, pizzas, lasanhas e também, pastel assado. E, para melhorar, os sabores doces e salgados podem ser complementados com as porções adicionais, deixando o pastel ainda mais gostoso. Os sabores do Pastelão podem ser apreciados nas noites de terça a domingo, na esquina da Andradas com Barão do Triunfo. Mas, o Pastelão também atende todos os desejos, como num saboroso passe de mágica, através da tele-entrega no 3222-5435, que assegura o mesmo sabor na comodidade do lar. E, tudo isso, também pode ser acessado em www.pastelao.com.br. (Colaborou: Taumes)


Erro ao criar miniatura: arquivo não encontrado

O sabor inconfundível do pastel é sempre uma boa pedida.

Créditos: Divulgação Taumes.