Quarta Colônia (161)

De Doisac
Revisão de 15h08min de 1 de fevereiro de 2011 por Aline (discussão | contribs) (Criou página com '{{Informe Comercial | Imagem = 200px | Nome = Quarta Colônia | Data = 20 de novembro de 2009 | Encartado = [[Diar…')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar
Erro ao criar miniatura: Arquivo com dimensões maiores que 12,5 MP

Quarta Colônia

  • Data de Publicação: 20 de novembro de 2009



Especial Cidades & Cotidiano

Faxinal em festa

Com cerca de sete mil habitantes, Faxinal do Soturno teve sua origem na localidade de Nova Treviso. Com o início do povoamento de Faxinal, acelerado pelo comércio e a indústria de trilhadeiras Tigre, na década de 1930, Novo Treviso foi sendo esvaziada e Faxinal foi transformando-se em comunidade. Já nos anos 1930, havia luz elétrica, e entre as décadas de 1640 e 1950 já se gozava da rede de abastecimento de água.

Os fundadores do município são João Batista Zago, José Marques Ribeiro (Coronel Marques), Vicente Pigatto e Vitório de David. Zago foi quem trouxe da Itália a imagem e a devoção a São Roque. Ele também liderou a construção da primeira capela e da primeira escola locais. Em 1958, Faxinal do Soturno se emancipou de Cachoeira do Sul, através de Lei estadual. O município comemora seu aniversário em 30 de novembro, e em 2009, celebra seus 51 anos.

Há quase meio século, um plebiscito definiu o desligamento de Faxinal do Soturno, e desde então, o município prospera e se desenvolve, sendo destaque na região da Quarta Colônia. O futuro é pauta constante, contudo, o passado do município não é esquecido. Entre os dias 20 e 30 de novembro, Faxinal do Soturno celebra sua história na 20ª Semana do Município. Desenvolvimento e religiosidade, assim como entretenimento, cultura e conhecimento, são atrações nessa semana de festividades. Confira algumas das principais atrações:


  • Coral Santa Cecília O Coral Santa Cecília lança seu DVD dia 26 de novembro, na Igreja Matriz São Roque, dentro das atividades da Semana do Município. A apresentação, rezada e cantada em latim, foi gravada em 2008. Esse não é o primeiro trabalho do Coral Santa Cecília - em 2001, o coral lançou seu primeiro CD, e em 2005, devido ao grande sucesso do primeiro trabalho, foi gravado o segundo CD.


  • Jantar Colonial A comunidade do Sítio dos Mellos promove, em 27 de novembro, o Jantar Colonial com apresentação do Grupo Teatral Frotole Del Baracon. O cardápio é variado, e inclui carne de porco frita, galinha ao molho, fortaia, saladas e polenta. Os ingressos são encontrados no comércio local, e custam R$12,00 para adultos e R$6,00 para crianças de até dez anos.


  • Passeio Ciclístico A programação para sábado à tarde, dia 28 de novembro, já está definida – o 2° Passeio Ciclístico é opção de lazer na programação da Semana do Município. A saída é da Praça Vicente Pallotti.


  • Feira do Livro Em uma região como a Quarta Colônia, que valoriza sua história e sua cultura, conhecimento não poderia faltar. Nos dias 28 e 29 de novembro acontece a Feira do Livro, na Praça Vicente Palotti.


MAIS

O nome Faxinal do Soturno foi aplicado por uma equipe da Carta Geográfica que percorreu o rio Jacuí estudando as possibilidades de navegação. Junto ao rio Soturno havia grandes extensões de faxinal, campo coberto de mato curto. Então se uniram os dois nomes, formando Faxinal do Soturno. A riqueza do solo trabalhando pelos braços abnegados dos colonos, os recursos de industrialistas, o trabalho dos operários, o desenvolvimento do comércio, tudo isso, aliado à tradição da fé cristã, contribuiu para o crescimento do município.


Erro ao criar miniatura: Arquivo com dimensões maiores que 12,5 MP

Foto2Vista atual faxinal.jpg

Nas fotos, o município no passado e no presente.

Créditos: Assessoria de Comunicação Adm. Municipal.


VISTA NOVO TREVISfoto3O.JPG

Vista de Novo Treviso, localidade de onde se originou o município.

Créditos: Assessoria de Comunicação Adm. Municipal.