Construção, Móveis e Decoração - Lar, doce lar: pode entrar

De Doisac
Revisão de 16h48min de 26 de novembro de 2010 por Aline (discussão | contribs) (→‎Cozinha & Banheiro)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar
Erro ao criar miniatura: arquivo não encontrado

Construção. Móveis. Decoração

  • Data de Publicação: 25 de novmebro de 2008



Construções, Móveis e Decoração

Lar, doce lar: Pode entrar


Nesta edição:

  • Transformar a sua casa em um lugar único não depende de luxo, mas de personalidade
  • Aconchego também rima com família, segurança e conforto



Editorial

Para você


Você já parou para pensar no quão pouco é o tempo que fica em casa e que esse pouco tempo deve ser aproveitado ao máximo? Não? A resposta não poderia ser diferente. Nós imaginamos que você não teria tempo nem para isso. Mas sabemos o quanto você merece um ambiente bonito e agradável. E é por esse motivo que estamos aqui. Nós pensamos em tudo por você! Você sonha com a casa confortável, convidativa ao descanso e à descontração e confraternização com os amigos? Sim, não é mesmo? Mas sai do escritório tão tarde que fica complicado procurar pela melhor construtora e pela loja certa para pintar ou decorar cada um dos ambientes. E você, que é dona de casa, mas a administração do lar está lhe exigindo tanta atenção que também não consegue cuidar de todos esses detalhes sozinha? Mas o que você diria se, periodicamente, nós chegássemos até você com dicas elegantes de empresas confiáveis? Isso não facilitaria a sua vida? Acha que sim? É o que nós esperamos. Para começar, hoje você faz uma verdadeira viagem que mistura sensações e ambientes. Bem vindo a bordo!


Erro ao criar miniatura: arquivo não encontrado


Créditos: Divulgação


Momento IAB

Arquitetos do IAB oferecem conhecimento técnico


Os arquitetos do IAB de Santa Maria realizaram, ontem (24), mais um encontro em busca de maior participação e reconhecimento profissional. Desta vez, o evento ocorreu na Câmara de Vereadores, com os edis da Comissão de Serviços Urbanos, onde estão inseridas as questões sobre o Plano Diretor do município. Na entrevista com o vereador Cláudio Rosa, presidente da comissão, os membros Sergio Cechin e Loreni Maciel, integrantes da diretoria do IAB, se disseram satisfeitos com a receptividade, abertura para o diálogo e boa troca de sugestões.

O arquiteto Ewerton Ruiz Amorim, presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil, Núcleo de Santa Maria, manifestou satisfação: “Ouvimos e fomos ouvidos, bem como informamos que existe uma forte inclinação de toda a categoria em apoiar e participar, junto à Câmara de Vereadores, nos assessoramentos técnicos para área urbanística assim como na legislação pertinente, tão indispensável à boa interpretação do PDDUA/SM”. Acerca das perspectivas futuras, o presidente ressaltou ainda que esperam contar com o apoio dos professores urbanistas dos três cursos de arquitetura de Santa Maria.

Os arquitetos urbanistas presentes na reunião também se manifestaram. Rafael Escobar e Jorge Beck afirmaram que apesar de nosso Plano Diretor ser ainda novo, está sujeito a modificações a medida das necessidades urbanas. E, por isso, apresentaram-se abertos à troca de idéias e à participação em tais mudanças, quando eficazes. Já o ex-presidente, hoje conselheiro arq., Plínio Ivar, enfatizou que a iniciativa do IAB não decepcionará os vereadores e está sendo aplaudida pela grande maioria dos 300 arquitetos da cidade onde muitos se oferecem para colaborar com a empreitada e completou: “A iniciativa é muito louvável”.

Na próxima reunião será definida a forma mais proveitosa dessa participação coletiva. Mesmo assim o presidente Ewerton, tendo em vista as manifestações orais, colocou seu e-mail (iab-sm@iabrs.org.br) a disposição da categoria para a coleta de sugestões, tanto para arquitetos como para acadêmicos de arquitetura.


Erro ao criar miniatura: arquivo não encontrado

"Enquanto aguardavam demais membros da Diretoria, Ewerton Amorim, Presidente do IAB/SM (esq.) e Plínio Ivar da Rosa (dir.) Conselheiro do Núcleo conversavam sobre Mobilidade Urbana".



Meu lar, doce lar

Sua casa, suas escolhas


Não há nada melhor do que chegar a casa depois de um longo dia de trabalho e sentir-se confortável e relaxado. É nela que nos refugiamos das preocupações e da correria do dia-a-dia. Por isso a sua casa deve ter o seu jeito. Claro que as tendências são ótimas aliadas na hora de trazer requinte e modernidade a sua casa, mas a moda levada aos extremos anula a personalidade e pode esconder o seu próprio estilo.


Eu quero uma casa para chamar de minha: Se você finalmente realizou o sonho de construir a casa própria tem muito chão pela frente. Vai ter que pensar no engenheiro, no arquiteto, na pintura, nos detalhes e acabamentos, nos móveis e por aí vai. Tudo isso para ela ter a sua cara e, por fim, você poder chamá-la de sua. Caroline Maffini, Cristina Santin e Priscila Portella, responsáveis pelo escritório e projetos da A3 Arquitetas, exemplificam algumas possibilidades para o ambiente externo. As profissionais, que procuram aliar estilos com as idéias dos clientes, dão a dica: formas e combinações variadas. “É claro que temos nossos elementos e preferências individuais que, de uma forma ou de outra, acabam aparecendo nas nossas obras, mas o que fazemos é tentar interpretar o gosto do cliente. Consideramos que o arquiteto pode ser visto um pouco como tradutor dos sonhos das pessoas”, comentam as arquitetas. As fotos seguintes lustram três projetos e demonstram como belas casas podem ser feitas em estilos diferentes. São ótimas idéias para ajudar você a definir a sua casa dos sonhos!


Erro ao criar miniatura: arquivo não encontrado

A casa é formada por linhas retas, volumes definidos e uso de polatibandas (telhado escondido), compondo um estilo contemporâneo



Erro ao criar miniatura: arquivo não encontrado

O uso de materiais como reboco rústico, tijolo aparente e madeira compõem um estilo mais rústico de residência.



Erro ao criar miniatura: arquivo não encontrado
O estilo clássico da casa é composto pelo uso de materiais tradicionais e através de um jogo de volumes e telhados.


Para morar: Lugar alegre e seguro

Residencial com cara de felicidade


Todo mundo sonha com o seu próprio canto. É aquela velha história: Quem casa quer casa. Mas não é só quem começa a constituir família que sonha com um lugar para construir a vida ou, pelo menos, dar o pontapé inicial para ela. Santa Maria abriga um número surpreendente de estudantes e a Construtora Jobim tem pensado neles com carinho. Segundo o proprietário, Gustavo Jobim, os jovens da cidade têm alternativas que podem render estilo e o principal: funcionalidade e segurança para a gurizada.

Hoje são sete residenciais já construídos que esbanjam beleza e carregam arte até no nome: Vila Lobos, Vinicius de Moraes, Drummond, Tarsila, Mondrian, Águas de Março e Tom Jobim. Todos com apartamentos de um e dois dormitórios. “A idéia é proporcionar um ambiente aconchegante, arrojado e diferente”, diz Jobim. Para quem procura por um lugar que misture sentimento e sofisticação, novidades estão por vir. Os próximos residenciais terão uma linha baseada em sensações. Alegria, felicidade e outros sentimentos são as apostas da construtora.


Erro ao criar miniatura: arquivo não encontrado

Legenda: O Mondrian fica na Floriano Peixoto.

Créditos: Andrewes Pozeczek Koltermann


SEGURANÇA

Quando se escolhe onde viver, a segurança é quesito fundamental. De acordo com Roberto Aguiar da Costa, proprietário da Manutec, são várias as formas de vigiar o patrimônio. Seja através de alarmes monitorados pela empresa, ou câmeras de segurança em alta resolução e com imagens em tempo real, o patrimônio permanece protegido. “Em uma casa, instala-se equipamentos que protejam o perímetro interno e externo, com sensores que impedem a entrada de estranhos antes da violação da residência ou empresa; já em apartamentos, o perímetro protegido é o interno”, recomenda Roberto.


Casa do Poeta na Região Missioneira

A região missioneira do Rio Grande do Sul em breve irá contar com o “Centro de Cultura Regional”. A sede será em São Luiz Gonzaga, com a criação da Casa do Poeta, que vai abranger todas as camadas sociais, como ponto de difusão e aperfeiçoamento cultural, através do aprimoramento das atividades artísticas. A expectativa é que as obras comecem já em 2009. O projeto arquitetônico foi desenvolvido pela ArqPricom, e terá biblioteca, anfiteatro, além da Sala dos Notáveis, local com fotografias e biografias dos cidadãos da região que tenham se destacado em qualquer campo da atividade humana. O local oferece também o ambiente literário, futuro ponto de encontro dos fundadores e demais sócios.

Além da preocupação com a cultura e o resgate histórico do povo missioneiro, a Casa do Poeta de São Luiz Gonzaga atenta para a preservação do meio ambiente. O projeto traz medidas como o consumo hidro-sanitário e elétrico com o reaproveitamento da água da chuva, a reciclagem da água servida e produção de energia solar. A Casa do Poeta de São Luiz Gonzaga será a mantenedora do Centro de Cultura Regional, para promover e valorizar poetas, escritores e artistas em geral, além de criar fundos para atender seus objetivos culturais. O projeto conta com o apoio do Centro de Criatividade, Instituto Histórico e Geográfico e, secretarias municipais de Educação e Cultura dos municípios que compõem a região, além das universidades públicas e privadas da região e dos profissionais da área.


Erro ao criar miniatura: arquivo não encontrado

A Casa do Poeta irá promover e valorizar poetas, escritores e artistas em geral, além de criar fundos para atender seus objetivos culturais.

Créditos: Arquivo


Pintando o sete

Do sonho à realidade

Muito bem! Se você já está com a casa dos seus sonhos pronta ou com o imóvel que procurava locado e seguro, é hora de dar vida e colorir os ambientes que o novo lar oferece. Cada cantinho da sua casa tem uma finalidade e, por isso, merece estilo próprio. Conhecendo melhor: As cores, muito mais do que decorar, transmitem a sua personalidade. Mas esta tendência de colorir é recente. Segundo a diretora da Casa Cor Tintas, Carmen Maurício, elas começaram a surgir somente nos últimos cinco anos, pois anteriormente, tanto no ambiente interno como no externo, nas casas e prédios predominava o branco. Felizmente, hoje a gama de cores é enorme e você vai ter a chance de pintar o sete! Renovar é possível: As cores têm um poder tão fascinante que um móvel novo ganha destaque com uma parede pintada. E o melhor: Quem acha que só comprando toda a mobilha nova para a casa parecer nova, está enganado. Carmem conta que as cores são excelentes alternativas para dar vida a um ambiente que para o dono da casa parece já não ter mais saída. “Com a escolha certa, até o velho pode se tornar novo”, comenta ela. A profissional, que acaba lidando com o lado emocional dos clientes, ainda recomenda: “Na infinidade de cores você tem a possibilidade de dar ao ambiente um ar acolhedor, ou reservado, para descanso, para diversão. São muitas as possibilidades e, certamente, o que você imagina pode ser possível, desde que deixe sua emoção falar”.


Erro ao criar miniatura: arquivo não encontrado

Carmem conhece as cores e é diretora da Casa Cor Tintas. Para ela, na hora da escolha a emoção e as sensações devem ser as palavras de ordem para colori o lar.

Créditos: Andrewes Pozeczek Koltermann


Erro ao criar miniatura: arquivo não encontrado

A parede de cor vibrante e temática infantil pode agradar os pequenos.

Créditos: Arquivo Casa Cor Tintas.


Erro ao criar miniatura: arquivo não encontrado

Com a parede pintada, a mesa de canto ganhou vida.

Créditos: Arquivo Casa Cor Tintas.


CADA COR, CADA LUGAR


  • Cozinha: Para o ambiente onde a refeição é a cena principal, o cenário tem de ser compatível. São aconselhadas cores cítricas – verdes, amarelos, laranja – ideais para estimular o apetite.
  • Banheiro: Por ser um ambiente mais reservado, as opções mais adequadas são o verde, o azul, os neutros e o marrom.
  • Quartos: Esse é um dos ambientes que merece mais atenção e cuidado. O quarto é o lugar de resguardo do seu dono. Ele não deve ser muito vibrante porque é onde a pessoa renova as suas energias e, principalmente: deve explorar as combinações que refletem as características de quem vai ocupá-lo.

Dica: Seja qual forem as cores escolhidas, o importante é satisfazer-se com o resultado. Na verdade, as indicações são apenas dicas de como viver em um ambiente harmonioso. O resultado é você quem vai aproveitar!


Muito mais que paredes:


Você sabia que as suas boas lembranças também podem decorar uma parede? Além de colorir o seu lar, para ele ser realmente doce, os bons momentos têm de ser não só aproveitados, mas revividos. Retratos, recordações de viagens e flagras de momentos especiais revelam muito sobre nós e podem, combinando com a cor da parede ou mesmo do cômodo da casa, render um estilo único ao morador. Outra vantagem da tendência é o destino das lembranças. Afinal, toda vez que você arruma um armário com o objetivo de ganhar espaço, vem aquela pergunta de sempre: “Onde é que eu vou guardar tudo isso?”. Na parede, é a resposta! Uma parede de fotos no hall da entrada vai lembrar a todos que ali vive uma família feliz. Pense nisso.


Sala de Estar & Jantar

Lugar certo para estar...


Entre família e amigos! As salas de estar e de jantar são pontos de convivência. Por isso, as peças devem ter requinte e muito conforto. Segundo o decorador da Abitare Decoração de Interiores, Aluísio Goulart, o importante é equilibrar funcionalidade e beleza. Confira algumas dicas:


  • Diferenças em harmonia


Erro ao criar miniatura: arquivo não encontrado


A Abitare indica um ambiente diferente e convidativo para a sala de estar. São várias as tendências, todas em harmonia. O ambiente é clean, com predominância de peças em tons monocromáticas. Eles podem ser combinados com cores vivas, como o vermelho, presente em detalhes das almofadas e no tapete. Uma das tendências deste verão é o arabesco, marca nas poltronas. O ideal é combiná-lo com tecidos lisos ou listras na mesma cor. As peças em vidro são fortes aliadas na decoração, responsáveis pela delicadeza do local. Para dar um toque de vivacidade, as folhagens também estão em alta.


  • Celebração à natureza


Erro ao criar miniatura: arquivo não encontrado


Para quem prefere um clima rústico, a Masotti tem um ambiente com característica única: fibras de bananeira. A matéria-prima dá vida à obra de design de Sergio Bertti, de quem a loja vende peças na região com exclusividade.


  • Descanso com ares de elegância


Erro ao criar miniatura: arquivo não encontrado


Quem disse que para descansar e assistir TV não precisa ter estilo? As salas de home theater vem cheias de charme. A combinação em cinza, preto e vermelho é da Abitare e, a também em cinza, mais despojada, é da Masotti. Ambas convergem em um ponto: elegância.


  • Sofisticação e praticidade


Erro ao criar miniatura: arquivo não encontrado


Um ambiente sofisticado e prático é a sugestão da Abitare. Para quem tem espaço, o ideal é optar por uma mesa quadrada, assim como a da foto. Outra dica é uma combinação ousada, como a mistura de listras e florais na estampa de cadeiras. Mas atenção: A mistura só é possível desde que ambas tenham a mesma tonalidade. A praticidade fica por conta do centro giratório, item que aumenta o espaço da mesa e facilita na hora de servir as refeições. E pode ser também usado na decoração de sua casa.


Cozinha & Banheiro

Ambiente sofisticado


Foi-se o tempo em que as cozinhas eram um espaço privado e mínimo. Hoje, elas aliam-se a outras peças e se tornam ambientes de confraternização. As tendências deste ano para compor uma cozinha moderna são armários mais baixos e muito vidro, em um ambiente de sofisticação. A praticidade fica por conta das gavetas e armários, com portas de correr e puxadores embutidos, que evitam esbarrões e são mais discretos. A bancada da pia deve ser bastante higiênica e de fácil limpeza. Já as cores mais usadas atualmente na cozinha são o amarelo ou o vermelho para utensílios e mesa.


Erro ao criar miniatura: arquivo não encontrado

Um espaço ligado a outros espaços propicia à cozinha um ambiente de integração.

Créditos: Divulgação


Preservando a natureza


O que está em alta, quando se fala em banheiros, é aliar praticidade, beleza e sustentabilidade. Materiais reciclados ou com baixo impacto ambiental, além de sistemas de reaproveitamento de água, são alternativas para quem deseja um ambiente ecologicamente correto e com estilo. Uma organização prática traz agilidade e facilita o dia-a-dia dos moradores da casa.


Erro ao criar miniatura: arquivo não encontrado

O banheiro pode ser bonito e, além de tudo, um caminho para a responsabilidade ambiental da família.

Créditos: Divulgação



Boa noite

Refúgio, descanso e romance

Não pense você que resolvendo a questão das cores do seu quarto está livre de pensar nele. Está na hora do casal escolher os móveis que vão render ao ambiente um charme especial. E tem mais: Essa deve ser uma decisão de cabeceira. Isso mesmo! Quem deve escolher “a cara” do quarto é o casal. Ele deve ser um projeto a dois e, a cada escolha, é preciso lembrar que é nesse lugar que marido e mulher começam e acabam os seus dias. As opções são muitas e a exigência é uma só: noites tranqüilas, mas inesquecíveis. Para isso, o mobiliário é essencial. Na loja dos Móveis Masotti em Santa Maria, o clássico e o moderno dão vida aos conceitos de tradicional e de evolução, respectivamente. Ambos são capazes de revelar a personalidade de um casal, acolher e embelezar. Anne Caldas, sócia-proprietária e gerente da Masotti recomenda: “Um bom quarto e decoração compatível são capazes até de render mais disposição. A escolha certa vale mais do que se imagina”.


Foto quarto1paginaoitoconstnovem.jpg

Uma opção é um dos modelos da coleção Virgínia. Com inspiração inglesa, a coleção baseia-se no estilo regência, do século XIX. No caso desse quarto, a madeira jequitibá denota rusticidade e atemporalidade e, os detalhes na cabeceira, mesas e guarda-roupas, por sua vez, revelam glamour e permitem um estilo próprio. A funcionalidade fica por conta do guarda-roupas, com seis portas e espaço de sobra.

Créditos: Andrewes Pozeczek Koltermann


Erro ao criar miniatura: arquivo não encontrado

Para quem é adepto do romantismo, a Masotti oferece a coleção Provence, que retrata a mescla de móveis provençais autênticos com peças e objetos de design mediterrâneo, recriando um estilo que reflete o clima ensolarado e colorido da natureza exuberante do sul da França. Esse quarto é um exemplo clássico que inspira o clima de romance.

Créditos: Arquivo Masotti.


Sonho, expectativa e construção

Mães e pais sonham com o espaço do bebê que anuncia sua chegada ao mundo. O neném vai precisar de um lugar aconchegante e como eles crescem bem mais rápido do que os pais gostariam, a durabilidade dos móveis é um aspecto importante a considerar na hora da escolha. O Espaço Bebê, também em Santa Maria, é capaz de balançar o coração dos pais de primeira, segunda e até terceira viagem. A riqueza nos detalhes das peças de ateliê próprio e o valor que agregam aos funcionais móveis Hermann e Canaã são um show a parte. No Espaço Bebê identidade é palavra de ordem, assim como qualidade. Beatriz Mioranza, sócia-proprietária, revela que todas as normas de segurança e saúde são seguidas em cada um dos produtos ofertados. Ela conta que os trabalhos manuais seguem um padrão anti-alérgico e que os berços, por exemplo, cumprem as exigências de regulagem na grade e estrado, bem como mordedor de silicone, por exemplo. Para quem tem bebê a bordo, o Espaço Bebê é o endereço certo para equilibrar beleza, praticidade e economia. “Tanto para o menino como para a menina, dá para imaginar, visualizar e realizar o sonho do quarto perfeito”, ressalta Beatriz.


Foto meninapaginaOITO.jpg

Um guarda-roupas que pode ser usado até na adolescência da menina é um bom investimento e o destaque do quarto na foto.

Créditos: Andrewes Pozeczek Koltermann


Erro ao criar miniatura: arquivo não encontrado

O menino também merece um cantinho especial. Para ele, os detalhes também podem fazer toda a diferença.

Créditos: Andrewes Pozeczek Koltermann